O Parque Estadual do Juquery é uma unidade de conservação situada nos municípios de Franco da Rocha e Caieiras, Estado de São Paulo, que possui área de 2.058,09 hectares e foi criado objetivando “a preservação dos ecossistemas das espécies vegetais e animais, dos seus habitats e dos sítios geomorfológicos de parte da Fazenda Juquery”, terras de domínio público da Fazenda Pública do Estado (Artigo 3º do Decreto Estadual nº 36.859, de 05 de junho de 1.993).
O bioma preponderante é o Cerrado com as fisionomias de Campo Limpo, Campo Sujo e Campo Cerrado. Trata-se do último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. A Mata Atlântica, na forma de Floresta Estacional Semidecidual, apresenta-se em fundos de vales.
O pequi, o barbatimão, o angico, a Camarea hirsuta (ameaçada de extinção), o velame branco, a fruta do lobo, a melancia do cerrado, o ipê amarelo, a bolsa de pastor, o cedro, a copaíba e o cambará, entre outras, são algumas das espécies vegetais que, segundo a Fundação Florestal, existem na área do parque. A seriema, a capivara, o tatu, o cachorro-do-mato, a cascavel, o tucano-toco, o sagüi, o lagarto teiú, a jaguatirica e o veado campeiro, de seu turno, são alguns dos animais que ali vivem.
Não foram localizadas listas organizadas das espécies da fauna e da flora.
O parque ainda não possui plano de manejo (consulta em 06/02/2014).
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…